in

Passo a passo para conseguir seu implante dentário gratuito pelo SUS

PUBLICIDADE

Implante dentário: Passo a passo para conseguir gratuitamente através do SUS

Se você está precisando de um implante dentário, mas não sabe como conseguir e não tem recurso para pagar por um, você está no lugar certo. Neste artigo vamos explicar o que são os implantes, como funcionam e como podemos solicitar um gratuitamente através do SUS.

O que é um implante dentário?

PUBLICIDADE

Em sua definição, implantes dentários são cirurgias de reposição de dentes.  No buraco do osso abaixo da gengiva onde fica o dente é colocado titânio em formato cilíndrico. Após isso, o titânio serve de apoio para firmar o implante. Ele é indicado para pessoas que por algum motivo perderam total ou parcialmente um de seus dentes ou caso tenha dito uma obturação por motivos de saúde.

Qual o valor de um implante dentário?

Para realizar o procedimento, através do convênio particular, o paciente deverá desembolsar o valor de aproximadamente R$ 3.500,00 caso seja usado apenas equipamentos nacionais. Caso exija algum equipamento ou prótese internacional, o valor pode chegar à R$ 16.000,00.

Como solicitar o implante gratuitamente através do SUS?

PUBLICIDADE

O primeiro passo é ter o cartão do SUS cadastro em sua cidade. No total, somente 19 cidades conseguem contar com esse beneficio, você pode acessar o site do ministério da saúde para encontrar as localidades.

Se sua cidade é agraciada com esse benefício, basta você ir até o posto de saúde mais próximo e conversar com a equipe local e manifestar seu interesse. Após coletarem as informações necessárias, eles irão encaminhá-lo a um especialista.

A consulta com o profissional especialista será agendada e pode demorar de 30 a 90 dias. Durante a consulta ele irá avaliar sua situação e solicitará os exames necessários. Quando concluídos você será encaminhado para a lista de espera do SUS. Solicitações que venham por causa de acidentes ou risco a saúde ganham preferência na lista.

Quem pode receber o implante gratuitamente?

Somente estará apto aquele paciente que receber a avaliação das suas condições físicas pelo dentista local e estar encaminhado para um dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) – Brasil Sorridente.

Outros requisitos importantes são: Ter mais de 18 anos, espaço adequado para próteses, oclusão adequada, não ter nenhuma doença sistêmica e possuir uma boa condição periodontal.

Cada pessoa pode colocar até no máximo seis próteses em um único procedimento, caso precise de mais implantes o paciente deve esperar  um tempo mínimo de dois anos e solicitar novamente o auxílio.

Agora que você sabe como solicitar um implante dentário através do SUS, não perca tempo. Verifique se sua necessidade se enquadra nas indicações e busque esse auxílio. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *