in

Bolsa Família 2020: Saiba quem tem direito ao benefício

PUBLICIDADE

O Bolsa Família é um programa do governo federal destinado a famílias pobres que possuem renda per capita entre 89 reais e 178 reais, tendo em sua constituição gestantes e crianças entre 0 e 17 anos e para famílias extremamente pobres que possuem renda per capita de até 89 reais.

Neste artigo você encontrará as principais informações desse programa como quem tem direito, o que é necessário para receber o auxílio, dentre outras coisas importantes.

Quem tem direito ao bolsa família 2020?

PUBLICIDADE

As famílias que estão em condição de pobreza e pobreza extrema possuem o direito a se inscrever no programa, para isso será necessário fazer a inscrição através da central de atendimento, onde um representante da família terá que levar todos os documentos requisitados para a comprovação.

O que é necessário para receber o Bolsa Família?

É necessário comprovar a renda inferior a 178 reais por pessoa, as crianças e jovens precisam estar matriculados e frequentando a escola regularmente, ser inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

PUBLICIDADE

As mulheres gestantes devem fazer as consultas pré-natais necessárias, de acordo com o calendário estabelecido pelo ministério da Saúde. Além de mulheres entre 14 e 44 anos devem fazer o acompanhamento da saúde e participar das atividades educativas disponibilizadas pelo governo.

Apenas crianças e adolescentes devem cumprir os seguintes requisitos:

Crianças e adolescentes com até 15 anos devem manter sua frequência escolar acima de 85%;

Jovens com 16 e 17 anos precisam manter sua frequência escolar acima de 75%;

Carteiras de vacinação devem estar em dia;

As crianças com até 7 anos de idade devem ser acompanhadas regularmente por um médico por estarem em fase de crescimento,

Como fazer para se inscrever no Bolsa Família?

É necessário inscrever-se no Cadastro Único, logo após procurar em sua cidade o setor responsável por ele. Assim é feita a seleção pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, caso sua família seja selecionada, receberá ajuda.

Além do Cadastro Único é necessário ter em mãos os seguintes documentos:

  • Documento de Identidade;
  • CPF;
  • Carteira de Trabalho;
  • Título de Eleitor;
  • Certidão de Casamento e/ou Nascimento;
  • Fatura da conta de luz;
  • Comprovante de Renda;

Esperamos que essa matéria possa contribuir um pouco para você entender melhor o que é o Bolsa Família e como ele funciona. Caso ainda possua dúvidas é possível saná-las através dos sites do governo. Compartilhe informação com seus amigos e familiares!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *