in

Jovens podem viajar de graça de ônibus pelo Brasil; veja como!

PUBLICIDADE

Quem nunca sonhou em fazer viagens de graça, não é mesmo? Acho que todo mundo faz parte desse time, por isso fique sabendo que é possível, caso você tenha entre 15 e 29 anos.

É isso mesmo que você leu, existe uma lei federal, onde as empresas de ônibus são obrigadas a ceder dois lugares para jovens entre 15 e 29 com renda de até 2 salários mínimos, fazerem viagens interestaduais de graça.

Ficou interessado em saber como fazer para viajar de graça? Acompanhe o texto abaixo.

PUBLICIDADE

De acordo com o Estatuto da Juventude (lei nº 12.852/2013, decreto nº 8.537/201) as empresas de ônibus precisam reservar em viagens interestaduais duas vagas para jovens com renda de até 2 salários mínimos e caso essas duas vagas já estejam ocupadas, dar aos outros jovens nas mesmas condições desconto de 50% no valor da passagem.

Essa vantagem vale apenas para ônibus do tipo convencional e em viagens entre estados. 

Como faço para ter acesso a esse desconto?

PUBLICIDADE

Para que você tenha acesso a esse desconto será necessário estar cadastrado no CadÚnico ( Cadastro Único em Programas Sociais do Governo Federal) e ter renda familiar com o valor falado acima.

Caso você cumpra os requisitos estipulados acima, será necessário que você utilize seu smartphone, entre na sua loja de aplicativos e baixe o aplicativo chamado ID Jovem e se cadastrar, também é possível efetuar o cadastro pelo site e usufruir dos benefícios.

Uma dica importante é que não existe a necessidade da impressão da ID Jovem, para você utilizar, é necessário apenas mostrar a imagem do cartão através da tela do seu celular no momento em que for fazer a aquisição da passagem. É válido lembrar que esse benefício só pode ser usufruído na compra em guichês físicos, não sendo possível realizar a compra de passagens por aplicativos com essa vantagem.

Algumas coisas importantes para você saber:

  • A isenção do valor não inclui pedágios, utilização de terminais e alimentação, então caso aconteça alguma dessas coisas, você terá que pagar a diferença.
  • A reserva da vaga só é feita com no mínimo três horas de antecedência à viagem.
  • Para a validação, não é apenas a ID Jovem requisitada, você precisa estar com um documento original e com foto.
  • Caso a empresa recuse, é necessário que ela lhe de um papel explicando o motivo da recusa.

Incrível poder fazer viagens interestaduais com pouco dinheiro, não é mesmo? Compartilhe com seus amigos jovens!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *