in

CUIDADO! Aplicativos da Play Store com malware roubam dados de smartphones

PUBLICIDADE

Com a internet cada vez mais presente no dia a dia e com nossos aparelhos celulares com mais informações pessoais é necessário ter um extremo cuidado na hora de baixar qualquer tipo de aplicativo, pois neles podem conter vírus que capture seus dados e utilize para coisas as quais não foram permitidas pelos usuários.ários.

Recentemente foi descoberto um malware em três aplicativos que estavam disponíveis na Playstore, esse malware continha a capacidade de pegar informações do Gmail, ler as mensagens enviadas pelo Facebook e até mesmo acessar o Outlook.

PUBLICIDADE

Essa ameaça estava presente para os aparelhos Android e estava dentro de aplicativos disponível na loja de aplicativos do Google, apenas no aguardo de alguma pessoa sem conhecimento disso instalar um dos três aplicativos.

Foi feita uma investigação e os pesquisadores perceberam que esse malware tinha a função de pegar os dados das pessoas e esse crime foi atribuído a um grupo que existe desde 2012, denominado SideWinder, esse grupo vem se destacando em ataques a dados militares.

PUBLICIDADE

O maior perigo em relação a esse malware, está ligado ao fato dele estar presente em aplicativos legítimos, disponível na loja de aplicativos de seu celular. Os aplicativos que possuiam eram: Camero, FlieCrypt e CallCam, e de acordo com a apuração realizada estavam na ativa desde o mês de março de 2019.

Quando o Google foi contatado desse problema, excluiu imediatamente de sua loja de aplicativos os 3 aplicativos citados anteriormente.

Os smartphones que possuiam o maior risco de ser infectado, são aqueles mais antigos que tiveram sua atualização a um tempo elevado, pois o malware explorava antigas falhas nos sistemas de segurança.

Eles agiam instalando um APK remotamente, depois de feito isso era possível coletar dados que estavam presentes no aparelho, sendo mensagens, informações do Google Chrome e emails.

Além dos dados citados acima, também eram coletados dados da localização geográfica, listas de aplicativos instalado, IDS de contas e dados referentes a rede do dispositivo, itens que possuem um grande valor na dark web.

Os especialistas em segurança aconselham não fazer a instalação de aplicativos de desenvolvedores desconhecidos, por mais que eles estejam presentes na loja de aplicativo oficial, além de sempre olhar as avaliações e comentários dos usuários, tudo isso para se proteger desse tipo de ameaça.

Quando o assunto é internet é sempre bom ficar atento a todos os pequenos detalhes que podem contribuir com nossa segurança nas redes! Compartilhe esse texto para que seus amigos também fiquem informados!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *