in

INSS confirma devolução de mais de R$50 milhões para 800 mil aposentadorias; Saiba quem tem direito

Trabalhadores se dirigem às agências da Caixa Econômica para sacar o valores das contas inativas do FGTS em São Paulo - 10/03/2017
PUBLICIDADE

Os Aposentados e pensionistas do INSS tem uma vasta gama de opções na hora de pegar empréstimos, o famoso Consignado virou praticamente parte da nossa cultura e por isso cada vez mais é comum encontrar Idosos que fazem esse tipo de empréstimo.

Contudo o que deveria ser uma chance para os aposentados e Pensionistas organizarem a vida financeira em momentos de dificuldade vem se mostrando um risco e muitas vezes causando transtornos, por isso o INSS decidiu pela primeira vez se posicionar.

PUBLICIDADE

Sendo assim os casos estão sendo investigados e cerca de 800 mil beneficiários do INSS vão ter seus empréstimos revistos e os valores que foram descontados indevidamente vão ser devolvidos, até o momento o valor total das devoluções anunciado pelo INSS é de R$ 50 milhões de reais.

Pedido de Revisão e Denúncias

Para os aposentados e pensionistas que detectarem problemas como cobranças indevidas de empréstimos não solicitados ou parcelas com valores abusivos, existe a opção de fazer a denúncia que pode ser feita diretamente para o INSS ou ao Procon.

PUBLICIDADE

Uma vez feita a denúncia as cobranças são suspensas e o caso vai ser analisado para que seja determinado se a cobrança foi feita indevidamente ou não, caso a fraude seja confirmada a empresa responsável deverá arcar com as consequências.

Para os aposentados que sofrerem danos morais devido às cobranças indevidas existe ainda a possibilidade de fazer a denúncia no juizado especial federal que irá avaliar o caso e tomar as decisões cabíveis.

Ressarcimento e Indenizações 

Para o Aposentado ou Pensionista que for comprovada fraude, uma indenização será dada que pode chegar ao dobro do valor cobrado indevidamente, além disso haverá uma compensação pelos danos Morais.

Vale lembrar para quem tem um idoso em casa que não tem condições de procurar a justiça sozinho, a denúncia pode ser feita também pelo procurador que seja responsável pelo idoso.

Não perca tempo, corra atrás do seu dinheiro de uma vez por todas. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *