in

Veja como fazer viagens interestaduais de ônibus sem pagar passagens!

Publicidade

Que tal viajar pelo Brasil inteiro de ônibus sem precisar pagar passagens? Isso pode parecer impossível, mas existe uma lei que permite que jovens de 15 a 29 anos viagem sem pagar nada!

Sem dúvidas um sonho de grande parte da população, principalmente os mais jovens, é o de viajar e conhecer muitos lugares, mas os valores para viajar de ônibus pelo Brasil, em algumas rotas, é extremamente caro.

Entretanto, como previsto no Estatuto da Juventude (lei nº 12.852/2013, decreto nº 8.537/2015), foi regulamentado em 2016 pela ANTT que jovens de 15 a 29 anos com renda familiar inferior a 2 salários mínimos podem fazer viagens interestaduais de ônibus sem precisar pagar.

Como viajar de ônibus sem pagar passagem?

A resolução citada acima prevê que todas as viagens possuam duas vagas destinadas aos jovens que possuam baixa renda. Após serem esgotadas estas vagas gratuitas, devem ser disponibilizadas mais duas vagas com desconto de, no mínimo, 50% no valor das passagens.

Publicidade

Entretanto, estas passagens estão disponíveis apenas para viagens entre estados e em ônibus convencionais, não estando disponíveis para viagens dentro do estado.

Como dissemos anteriormente, para ter direito ao benefício, você precisa cumprir os requisitos de idade e renda e, além disso, estar inscrito no CadÚnico (Cadastro  Único para programas sociais do governo federal).

Caso você cumpra todos os requisitos citados acima, basta criar a sua ID Jovem para viajar.

Como criar a sua ID Jovem?

Ficou interessado e quer fazer uma viagem de forma interestadual sem precisar pagar nada? É super fácil e, para criar a sua ID Jovem, você precisará apenas acessar o aplicativo ou site do sistema e fazer o seu cadastro.

Vale lembrar que você não precisa imprimir a sua ID para fazer as viagens, podendo apenas apresentar a imagem do cartão na tela do seu smartphone no momento em que for comprar a sua passagem, acompanhado do seu documento original com foto.

Coisas que você precisa lembrar na hora de comprar sua passagem:

– Os descontos e a gratuidade só poderão ser solicitados nos guichês físicos das empresas de ônibus;

– Este benefício não incluí tarifas de pedágio, utilização de terminais ou despesas com alimentação;

– As reservas devem ser feitas com, no mínimo, três horas de antecedência à viagem;

– Além da sua ID Jovem, é necessário que você apresente a sua identidade ou documento com foto;

– Se o seu benefício for negado, a empresa deverá fornecer um documento com o motivo.

Depois de estar por dentro de tudo, basta curtir a sua viagem!

Publicidade

Gostou do nosso conteudo? então compartilhe ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *