Japão oferece bolsas de estudo com tudo pago; veja como se inscrever

Uma oportunidade e tanto para pessoas interessadas em estudar fora do Brasil. Estão abertas as inscrições para o programa anual de bolsas de estudos para estrangeiros ofertado pelo Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão.

As bolsas oferecidas em instituições japonesas são para cursos de graduação, escola técnica, curso profissionalizante e pesquisa acadêmica (pós-graduação). Para cada modalidade de bolsa há um prazo de inscrição distinto e exigências diferenciadas.

O programa de bolsas inclui o pagamento da passagem aérea, isenção de taxas escolares e ajuda de custo mensal. Dependendo da bolsa, há oferta de curso do idioma japonês para o aprovado.

Os candidatos selecionados devem se mudar em abril de 2020 e as bolsas têm período de até dois anos.

Apesar de Belo Horizonte ter um Consulado Honorário do Japão, está sob jurisdição do Consulado do Japão no Rio de Janeiro, que receberá as inscrições de candidatos não apenas do Rio, mas de Minas Gerais (exceto Triângulo Mineiro) e Espírito Santo. Residentes em outros estados devem procurar o consulado de sua área de jurisdição.

Japão oferece bolsas de estudo com tudo pago – Inscrição e seleção

As inscrições têm início nesta quinta-feira (2) e vão até junho. Para cada programa – pesquisa, graduação- escola técnica, etc. – há uma data específica. Confira aqui item por item.

O processo seletivo inclui uma prova de língua japonesa, uma de língua inglesa, avaliação de projeto de pesquisa e uma entrevista.

Um vídeo disponível no site da Embaixada do Japão no Brasil explica um pouco sobre o programa. Veja:

Outras informações sobre as inscrições e detalhes do programa estão disponíveis no site da Embaixada do Japãoe no site do Consulado do Japão no Rio de Janeiro.

O Centro Cultural e Informativo do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, que fica na Praia do Flamengo, no Rio de Janeiro, disponibilizou, às quartas-feiras, das 14h às 17h, um orientador de bolsas de estudos para tirar dúvidas, por telefone ou presencialmente. O telefone é o (21) 2240-2383. O contato também pode ser feito por e-mail: bolsa@ri.mofa.go.jp



Deixar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *